Projeto pode proibir importação de resíduos de construção civil em Aparecida de Goiânia

Projeto de Lei prevê proibição de importação de resíduos de construção civil para Aparecida de Goiânia e visa a regulamentação do transporte.

Resíduos de construção civil
Resíduos de construção civil

Aparecida de Goiânia não deve mais receber resíduos de construção civil de outros municípios. A proibição, entretanto, depende da aprovação e sanção do Projeto de Lei nº 50/25, de autoria do vereador Cristiano Zoi. O texto ainda prevê a regulamentação do transporte, destinação e descarte desses materiais.

Conforme o disposto no projeto, resíduos de construção civil são materiais resultantes de demolições, reformas ou reparos, além de reutilizáveis ou recicláveis, como tijolos, areia, brita, telhas, argamassa e outros mais.

Estará autorizada a importação de resíduos para Aparecida de Goiânia apenas quando o transporte for direto para a usina de trituração ou moagem. No entanto, o local deve ter cadastro e licença concedida pelo município.

Ainda de acordo com o Projeto, em caso de descumprimento da Lei, a multa administrativa varia entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, e suspensão do alvará por até 180 dias. Se houver reincidência grave, o órgão competente cassará o alvará da empresa infratora.

Cristiano Zoi justificou que o município precisa de uma gestão adequada sobre os resíduos. O parlamentar ainda destacou que Aparecida de Goiânia não pode virar um ‘depósito de entulhos’ de outras cidades.

– O presente Projeto de Lei visa atender uma necessidade urgente do Município de Aparecida em relação à gestão adequada dos resíduos da construção civil, especialmente no que tange ao controle da importação de resíduos provenientes de outros municípios – justificou o vereador, que completou:

– O município de Aparecida não pode se transformar em um ‘depósito de entulho’ de outras cidades, comprometendo o meio ambiente e gerando custos desnecessários para a administração pública local.

Por fim, o parlamentar afirmou que o projeto também é uma forma de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, contribuindo para a redução na extração de recursos naturais e estimulando a economia da cidade.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Aparecida de Goiânia realiza campanha de vacinação contra raiva

Prefeitura de Aparecida de Goiânia inicia Vacinação Itinerante de Antirrábica, para facilitar o acesso à imunização.

Força-tarefa de zeladoria segue em vários bairros de Aparecida de Goiânia

Em prol da reconstrução de Aparecida de Goiânia, a força-tarefa de zeladoria completou ações em vários bairros na última semana.

Vilela visita obras do novo fórum de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela participa de visita técnica nas obras do novo Fórum Cível e cita parceria com o Judiciário.

Vilela fortalece parceria para investimento no esporte de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela participa de encontro com governo do estado e fortalece parceria pelo esporte.

Câmara de Aparecida de Goiânia celebra o Dia da Conscientização do Autismo

Com iniciativa de Rogério Almeida, a Câmara Municipal de Aparecida tem sessão em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Sair da versão mobile