Aparecida de Goiânia recolhe pneus em mutirão de combate à dengue

A expectativa de Secretaria Municipal de Saúde é de que 12 mil pneus sejam recolhidos em toda a cidade de Aparecida de Goiânia.

Recolhimento de pneus em Aparecida de Goiânia
Recolhimento de pneus em Aparecida de Goiânia (Foto: Jhonney Macena)

Visando a prevenção e combate ao mosquito da dengue, a prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza mais um mutirão, através da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A ação teve início na última quarta-feira (14) e vai até o dia 16 de dezembro. O mutirão é para recolhimento de pneus e eliminar foco e criadouros do mosquito Aedes Aegypt. O material recolhido será encaminhado para a Reverso Reciclagem de Pneus Ltda.

De acordo com o secretário de saúde, Alessandro Magalhães, a expectativa é que a equipe recolha aproximadamente 12 mil pneus pela cidade. Ele afirmou que o serviço de prevenção ocorre ao longo do ano, mas os mutirões intensificam a ação.

– Começando hoje a partir da região leste de Aparecida, do Vale do Sol, nosso pessoal realiza mais uma ampla varredura na cidade com a expectativa de recolher cerca de 12 mil pneus descartados ou armazenados incorretamente nas borracharias, oficinas, vias públicas, praças e lotes baldios – disse o secretário, que concluiu:

– Esse é um trabalho de rotina desenvolvido o ano inteiro, faça chuva ou faça sol, mas que intensificamos nesses mutirões para proteger a comunidade, que precisa colaborar e fazer a sua parte.

Daniela Fabiana Ribeiro, superintendente de Vigilância em Saúde, disse que a ação conta com aproximadamente 30 profissionais, além de caminhões para recolhimento do material, e veículos utilitários. Ela ainda alertou que pneus com água parada formam ambientes perfeitos para o surgimento do mosquito da dengue.

Iron Pereira, coordenador de Vigilância Ambiental, revelou que o levantamento realizado na cidade apontou que os pneus estão na terceira posição entre os criadouros do Aedes Aegypt.

– O terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue e armazenam água parada em qualquer posição que sejam deixados. O perigo é ainda maior no período chuvoso, quando aumentam os locais propícios para que as fêmeas do Aedes depositem seus ovos. Até minúsculas tampinhas de plástico representam um risco – afirmou ao site oficial do município.

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde informa que Aparecida de Goiânia já registrou 24.714 casos de dengue em 2022. Os números mostram um crescimento de aproximadamente 118% em relação ao ano de 2021.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Mais sobre:
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.