Secretaria de saúde realiza testes rápidos para diagnóstico de aids, sífilis e hepatites B e C em Aparecida de Goiânia
Trata-se de prevenção e conscientização da população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis no período de Carnaval.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), com auxílio de um Ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA), está realizando testes rápidos para diagnóstico de aids, sífilis e hepatites B e C.
A medida é uma prevenção e conscientização da população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), intensificada ocasionalmente pela aproximação dos festejos de Carnaval.
O atendimento acontece de 06 a 09 de fevereiro, próximo ao Roma Show, no setor Nossa Senhora de Lourdes. Além dos testes rápidos, acontecerá a distribuição de folders educativos, preservativos e gel lubrificante.
A testagem e atendimento têm como público-alvo os profissionais do sexo e todos os seus clientes. Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para tratamento específico de cada doença.
Daniela Fabiana Ribeiro, superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida de Goiânia, explicou que esta é uma medida para reduzir o número de pessoas infectadas. Ela revelou que o município recebeu selo e certificação por ações preventivas.
– Trabalhamos o ano inteiro com ações preventivas e de testagem para reduzir a incidência dessas doenças que podem deixar sequelas e até levar à morte pessoas de todas as idades. No último 7 de dezembro Aparecida recebeu, do Ministério da Saúde (MS), o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis. A certificação segue critérios das Organizações Mundial de Saúde (OMS) e Pan-Americana de Saúde (Opas) – disse Daniela ao site oficial do município.
Nesta semana, a ação tem foco nas proximidades dos motéis de Aparecida, com o apoio de profissionais que coordenam a Saúde Mental e atuam no Consultório da Rua.