Secretaria de Saúde inova e atende mais de 4 mil gestantes via telemedicina em Aparecida de Goiânia

O serviço visa evitar problemas na gestação e encurtar filas de atendimento nas unidades de saúde em Aparecida de Goiânia.

Vilmar Mariano visita a Central de Telemedicina
Vilmar Mariano visita a Central de Telemedicina (Foto: Ênio Medeiros)

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia está realizando o acompanhamento de 4200 gestantes através de tele monitoramento. O serviço está disponível desde o mês de julho e tem como objetivo proteger as mães e os bebês.

A Central de Telemedicina entra em contato com as mulheres a cada três meses por meio de ligações telefônicas. Na 37ª semana da gestação, se for necessário, o acompanhamento passa a ser semanal. Para o prefeito Vilmar Mariano, a ação é uma forma de aprimorar a saúde pública no município.

– Essa iniciativa formidável é inovadora em Goiás e no Brasil e fortalece o pioneirismo e o constante aprimoramento da Saúde Pública de Aparecida. Nossa Telemedicina foi decisiva para proteger vidas no auge da pandemia e em outros desafios, e continua forte e eficiente também no cuidado com as gestantes – disse ao site da prefeitura.

O secretário de saúde Alessandro Magalhães, explicou que além da tranquilidade para as gestantes, o serviço evita grandes filas nas unidades de saúde e reduz a taxa de mortalidade infantil, fetal e materna.

– Com esse tele monitoramento damos mais tranquilidade e segurança às grávidas, evitamos filas, facilitamos o acesso delas à rede de Saúde, e, com isso, caminhamos decisivamente para reduzir as taxas de mortalidade infantil, fetal e materna. Quando necessário, nossas equipes realizam a busca ativa das gestantes. Nesse sentido, a adesão dos gestores de diversas áreas da SMS foi decisiva para termos êxito reduzindo riscos para mães e filhos durante a gravidez e depois do nascimento – afirmou.

Quem também comentou o serviço foi Gustavo Assunção, superintendente de atenção à saúde. Ele afirmou que o tele monitoramento tem eficácia garantida e protege a vida das mulheres grávidas e das crianças.

– Isso ocorre porque, quando chegar a hora do nascimento, há mais chances de tudo correr bem e sem intercorrências tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos. É um serviço que qualifica a assistência prestada, além de dar suporte emocional para as futuras mães com acolhimento diferenciado e respaldo médico – afirmou Gustavo.

Como ser acompanhada

Para ser beneficiada com o serviço, a gestante deve procurar umas das unidades de saúde de Aparecida de Goiânia, fazer o agendamento para uma avaliação e realizar o teste da mamãe, que é gratuito e verifica existência de alguma doença que possa afetar a gestação.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.