Secretaria de Saúde inova e atende mais de 4 mil gestantes via telemedicina em Aparecida de Goiânia

O serviço visa evitar problemas na gestação e encurtar filas de atendimento nas unidades de saúde em Aparecida de Goiânia.

Vilmar Mariano visita a Central de Telemedicina
Vilmar Mariano visita a Central de Telemedicina (Foto: Ênio Medeiros)

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia está realizando o acompanhamento de 4200 gestantes através de tele monitoramento. O serviço está disponível desde o mês de julho e tem como objetivo proteger as mães e os bebês.

A Central de Telemedicina entra em contato com as mulheres a cada três meses por meio de ligações telefônicas. Na 37ª semana da gestação, se for necessário, o acompanhamento passa a ser semanal. Para o prefeito Vilmar Mariano, a ação é uma forma de aprimorar a saúde pública no município.

– Essa iniciativa formidável é inovadora em Goiás e no Brasil e fortalece o pioneirismo e o constante aprimoramento da Saúde Pública de Aparecida. Nossa Telemedicina foi decisiva para proteger vidas no auge da pandemia e em outros desafios, e continua forte e eficiente também no cuidado com as gestantes – disse ao site da prefeitura.

O secretário de saúde Alessandro Magalhães, explicou que além da tranquilidade para as gestantes, o serviço evita grandes filas nas unidades de saúde e reduz a taxa de mortalidade infantil, fetal e materna.

– Com esse tele monitoramento damos mais tranquilidade e segurança às grávidas, evitamos filas, facilitamos o acesso delas à rede de Saúde, e, com isso, caminhamos decisivamente para reduzir as taxas de mortalidade infantil, fetal e materna. Quando necessário, nossas equipes realizam a busca ativa das gestantes. Nesse sentido, a adesão dos gestores de diversas áreas da SMS foi decisiva para termos êxito reduzindo riscos para mães e filhos durante a gravidez e depois do nascimento – afirmou.

Quem também comentou o serviço foi Gustavo Assunção, superintendente de atenção à saúde. Ele afirmou que o tele monitoramento tem eficácia garantida e protege a vida das mulheres grávidas e das crianças.

– Isso ocorre porque, quando chegar a hora do nascimento, há mais chances de tudo correr bem e sem intercorrências tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos. É um serviço que qualifica a assistência prestada, além de dar suporte emocional para as futuras mães com acolhimento diferenciado e respaldo médico – afirmou Gustavo.

Como ser acompanhada

Para ser beneficiada com o serviço, a gestante deve procurar umas das unidades de saúde de Aparecida de Goiânia, fazer o agendamento para uma avaliação e realizar o teste da mamãe, que é gratuito e verifica existência de alguma doença que possa afetar a gestação.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
GCM resgata idosa de cárcere privado em Aparecida de Goiânia; filho é detido

Foi apurado que o filho da vítima teria se apropriado do cartão bancário da mãe, utilizando o valor da aposentadoria para outras finalidades.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia entrega nova praça no Jardim Tiradentes

A cerimônia de entrega aconteceu nesta quinta-feira e contou com a presença de autoridades, moradores e familiares do homenageado.

Dupla é presa por vender atestados médicos falsos em Aparecida de Goiânia

Os policiais militares apreenderam 25 carimbos, 11 blocos de atestados em branco e diversos formulários já preenchidos.

Suspeito de tráfico é preso em flagrante em Aparecida de Goiânia

Os policiais apreenderam dinheiro em cédulas fracionadas, uma balança de precisão e materiais comumente utilizados para o embalo de drogas.

Suspeito de estupro de vulnerável em Aparecida de Goiânia é alvo de busca

Conforme apurado até o momento, a vítima teria sofrido abusos de forma reiterada, entre os 5 e os 11 anos de idade.