Secretaria de Saúde alerta após baixa adesão à campanha de vacinação em Aparecida de Goiânia

Os profissionais destacam a importância da imunização e pedem que as crianças sejam levadas aos locais indicados em Aparecida de Goiânia.

Criança sendo imunizada em Aparecida de Goiânia
Criança sendo imunizada em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a campanha de vacinação para o público infantil, que vai do dia 23 de novembro até 8 de dezembro. Entretanto, a baixa adesão do público chama a atenção de profissionais da Secretária Municipal de Saúde, que fazem alerta aos pais e responsáveis quanto à necessidade de imunização dos infantes.

De acordo com informações do site oficial do município, a aplicação dos imunizantes acontece nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), das 14h às 17, com oferta de todas as vacinas para o público de seis meses a menores de cinco anos.

Essa é a terceira campanha de vacinação para o público em 2022. A coordenadora de imunização, Renata Cordeiro, pontuou que os números seguem baixos no Brasil inteiro, e relatou a sua preocupação com a situação.

– Infelizmente, nossos percentuais ainda estão bem abaixo do esperado, em todo o Brasil, e não é diferente em Aparecida. Aqui estamos com cobertura de 53% para todas as vacinas de rotina e para a vacina contra a covid-19 o índice é ainda menor, com apenas 30% de cobertura para as crianças acima de três anos, o que é bem preocupante – disse a coordenadora, que concluiu:

– Queremos compartilhar essa responsabilidade com toda a sociedade, organizada ou não, com lideranças e organizadores de quaisquer locais nos quais exista uma convivência da comunidade para que nos ajudem nessa tarefa de conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Estamos vendo doenças que já estavam controladas retornando e acometendo as nossas crianças, como febre amarela, sarampo, meningite e agora estamos com alto risco para a reintrodução da paralisia infantil, que é uma doença gravíssima com consequências irreversíveis.

Alessandro Magalhães, secretário de saúde de Aparecida de Goiânia, pediu que todos participem da campanha, para o bem do município. Ele alertou para o grande número de crianças com esquema vacinal incompleto.

– Pedimos a participação de todos em Aparecida pelo bem da cidade. Essa estratégia de vacinação nos CMEIs é indispensável e tem funcionado em nosso município, mas ainda há muitas crianças com os esquemas vacinais incompletos – disse ao site oficial.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, reforçou o alerta para adesão à campanha de vacinação. Para ela, a aplicação das doses nos CMEIs aumentou a quantidade de vacinados, mas os índices ainda estão abaixo do ideal.

– Constatamos que, quando trazemos as vacinas para dentro dos CMEIs, conseguimos uma melhor adesão e isso tem contribuído para ampliar nossas coberturas vacinais e a proteção das crianças. Todavia, os índices estão baixos e mais pessoas precisam aderir à vacinação sem perder tempo – afirmou.

Para receberem a aplicação das doses, os pais ou responsáveis deverão comparecer aos locais indicados, portando cartão de vacinação, RG ou certidão de nascimento, e cartão SUS ou CPF.

Na impossibilidade de comparecimento, os pais e responsáveis deverão assinar termo de autorização e enviar com a criança acompanhada de um maior de idade, para que receba a dose da vacina.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.

Sair da versão mobile