Rafael Freitas pede por políticas de preservação ambiental em Aparecida de Goiânia
Jornalista e ativista ambiental, o jovem servidor público também integra o Greenpeace Goiânia e o grupo Plantadores de Água.
O jornalista e ativista ambiental Rafael Freitas, utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia, na 191ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (22).
Representando o Greenpeace Goiânia e o grupo Plantadores de Água, instituições das quais faz parte, Rafael discorreu sobre sua luta pela sustentabilidade em Aparecida de Goiânia. O discurso ocorreu por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março.
O jovem ambientalista manifestou sua preocupação acerca do uso consciente dos recursos hídricos. Cobrando por políticas públicas por um meio ambiente ecologicamente equilibrado, ele lembrou que as decisões tomadas hoje refletirão nas futuras gerações.
– O que nós estamos fazendo hoje vai acarretar no fornecimento de água, na disponibilização dos recursos hídricos para nossos filhos, netos, bisnetos e tataranetos – disse Rafael Freitas, que prosseguiu sobre o dever coletivo de zelar pelo meio ambiente:
– O direito do meio ambiente é constitucional. Mais do que isso, é um direito humano. Ter acesso à água, esgotamento sanitário, espaços públicos arborizados, equipados com melhor paisagismo urbano, é um dever coletivo, não apenas do poder público, mas de responsabilidade da própria população.
Rafael Freitas destacou também a importância do Ribeirão Lajes para o abastecimento d’água em Aparecida de Goiânia, pedindo um olhar atencioso para esta importante fonte natural.
– O Ribeirão Lajes é responsável por abastecer 37 bairros de Aparecida de Goiânia. É de relevância que possamos dar um olhar atencioso aos nossos recursos hídricos. Temos a responsabilidade de criar e executar as políticas públicas de preservação do meio ambiente neste município – argumentou.
Discurso de Rafael Freitas
Por fim, o jornalista e servidor público de Aparecida de Goiânia, agradeceu pelo espaço concedido, e pediu aos vereadores que aprovem o projeto de criação do Ecoponto de Resíduos Recicláveis, de autoria do vereador Hans Miller.