Projeto que cria Código de Ética e Disciplina da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia é encaminhado ao Legislativo

Vilmar Mariano ressalta a importância da Guarda Civil para Aparecida de Goiânia, e a necessidade de conduta proba dos agentes.

Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia
Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

O prefeito Vilmar Mariano encaminhou para apreciação na Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei 008/2023, que dispõe sobre a criação do Código de Ética e Disciplina da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia.

De acordo com o texto, a principal finalidade do Código é definir, especificar, graduar e classificar as transgressões disciplinares passíveis de punição, e estabelecer normas relativas a sanções, conceitos e recompensas previstos em lei.

Na justificativa, Vilmar Mariano ressalta que ao Guarda Civil Municipal é vedado procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções. Ele cita a importância da Instituição e seus agentes para a cidade.

– É órgão de elevada importância na estrutura local, incumbindo aos seus integrantes, dentre outras atribuições: a proteção dos bens, serviços e instalações municipais; a atuação, juntamente com o órgão de Defesa Civil, na proteção e defesa da população do município – disse Vilmar, que continuou:

– A prestação de assistência aos demais órgãos municipais, no exercício do poder de polícia administrativa, dentre outros, é preciso afirmar, ainda, que o Guarda Civil, em razão da relevância e distinção de suas funções, mesmo nos momentos em que não está trabalhando, tem que pautar seu comportamento social em regras morais e de civilidade – justificou e concluiu:

– Nesse sentido, caso os Guardas Civis Municipais cometam atos passíveis de punição administrativa, no âmbito de suas vidas privadas, é possível que tais condutas comprometam toda a instituição da Guarda Municipal Aparecidense, bem como, todo o quadro de servidores públicos municipais.

Vilmar Mariano afirma ser de suma importância a aprovação do Código, que determinará quais são as condutas passíveis de punição, respeitando sempre os princípios do contraditório e ampla defesa. O texto ainda não tem data para ir para votação no plenário legislativo.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.