Prefeitura reforça segurança nas escolas de Aparecida de Goiânia

Reunião entre autoridades administrativas, legislativas e de segurança pública, definiu medidas para evitar eventuais ataques nas escolas.

Segurança reforçada nas escolas de Aparecida de Goiânia
Segurança reforçada nas escolas de Aparecida de Goiânia (Foto: Secom)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, se reuniu com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias, Corpo de Bombeiros, e representantes da Câmara de Vereadores, para tratar sobre a segurança nas escolas do município.

Após o encontro, ficou definido que as 94 unidades escolares na cidade terão a presença de um agente da Guarda Civil, visando coibir e reprimir eventuais atentados contra a segurança de alunos e profissionais da educação.

O prefeito anunciou também a implantação de um Comitê de Cultura de Paz, que segue o mesmo modelo do criado durante o combate à Covid-19. Em entrevista ao site oficial do município, Vilmar Mariano detalhou a forma de trabalho a ser adotada.

– Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação – disse o prefeito.

Divino Gustavo, secretário de Educação, falou sobre as 650 câmeras de videomonitoramento instaladas nas portas das escolas. Ele destacou a melhoria da segurança após a instalação de 1,5 mil câmeras pela cidade.

– A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores – disse.

Novas medidas

Visando a segurança dos alunos e dos profissionais de ensino, as escolas do município receberão um botão de alerta. Em caso de ataque, a força de segurança mais próxima do local atenderá ao chamado. Na tarde da última quarta-feira (12), 45 unidades já contavam com o dispositivo.

A Polícia Militar já reforçou a segurança nas escolas para evitar novos ataques. Além disso, o prefeito determinou que o secretário de Educação acelere a instalação do controle biométrico de acesso às unidades.

Desde 2022 são realizadas atividades voltadas à sensibilização e conscientização dos alunos de Aparecida de Goiânia. Os temas são relacionados ao cyberbullying, ansiedade, depressão, violência doméstica, entre outros. A preocupação se deve aos recentes ataques em escolas pelo Brasil, além de ameaças e descobertas de atos planejados.

O assunto tem sido tratado também no Poder Legislativo. O vereador Marcos Miranda, inclusive, protocolou projeto requerendo implementação de segurança armada nas unidades escolares. O presidete da Câmara, André Fortaleza, propôs instaçação de detectores de metais nas portarias dos estabelecimentos estudantis.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.