Prefeitura reforça segurança nas escolas de Aparecida de Goiânia

Reunião entre autoridades administrativas, legislativas e de segurança pública, definiu medidas para evitar eventuais ataques nas escolas.

Segurança reforçada nas escolas de Aparecida de Goiânia
Segurança reforçada nas escolas de Aparecida de Goiânia (Foto: Secom)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, se reuniu com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias, Corpo de Bombeiros, e representantes da Câmara de Vereadores, para tratar sobre a segurança nas escolas do município.

Após o encontro, ficou definido que as 94 unidades escolares na cidade terão a presença de um agente da Guarda Civil, visando coibir e reprimir eventuais atentados contra a segurança de alunos e profissionais da educação.

O prefeito anunciou também a implantação de um Comitê de Cultura de Paz, que segue o mesmo modelo do criado durante o combate à Covid-19. Em entrevista ao site oficial do município, Vilmar Mariano detalhou a forma de trabalho a ser adotada.

– Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação – disse o prefeito.

Divino Gustavo, secretário de Educação, falou sobre as 650 câmeras de videomonitoramento instaladas nas portas das escolas. Ele destacou a melhoria da segurança após a instalação de 1,5 mil câmeras pela cidade.

– A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores – disse.

Novas medidas

Visando a segurança dos alunos e dos profissionais de ensino, as escolas do município receberão um botão de alerta. Em caso de ataque, a força de segurança mais próxima do local atenderá ao chamado. Na tarde da última quarta-feira (12), 45 unidades já contavam com o dispositivo.

A Polícia Militar já reforçou a segurança nas escolas para evitar novos ataques. Além disso, o prefeito determinou que o secretário de Educação acelere a instalação do controle biométrico de acesso às unidades.

Desde 2022 são realizadas atividades voltadas à sensibilização e conscientização dos alunos de Aparecida de Goiânia. Os temas são relacionados ao cyberbullying, ansiedade, depressão, violência doméstica, entre outros. A preocupação se deve aos recentes ataques em escolas pelo Brasil, além de ameaças e descobertas de atos planejados.

O assunto tem sido tratado também no Poder Legislativo. O vereador Marcos Miranda, inclusive, protocolou projeto requerendo implementação de segurança armada nas unidades escolares. O presidete da Câmara, André Fortaleza, propôs instaçação de detectores de metais nas portarias dos estabelecimentos estudantis.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Vilela visita obras do novo fórum de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela participa de visita técnica nas obras do novo Fórum Cível e cita parceria com o Judiciário.

Vilela fortalece parceria para investimento no esporte de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela participa de encontro com governo do estado e fortalece parceria pelo esporte.

Câmara de Aparecida de Goiânia celebra o Dia da Conscientização do Autismo

Com iniciativa de Rogério Almeida, a Câmara Municipal de Aparecida tem sessão em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Homem é preso após furtar três lojas em Aparecida de Goiânia

Suspeito de furtar três lojas no intervalo de dez minutos foi preso pela Polícia Militar de Aparecida de Goiânia.

Aparecida de Goiânia terá 768 novas moradias do Minha Casa Minha Vida

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela assina contrato para a construção de 768 moradias do programa Minha Casa Minha Vida.