Prefeitura e Naia firmam parceria que beneficiará pessoas com autismo em Aparecida de Goiânia
O Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia), buscou ajuda junto à administração e obteve sucesso na reunião com o prefeito.
Com o apoio do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou conversas para promover ações que visam o bem-estar do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No primeiro encontro, que ocorreu na última segunda-feira (13), houve uma apresentação dos pleitos da Naia, mediada por Carlos Henrique Dias Mendes, presidente do Partido Liberal (PL).
A Naia atende mais de 150 autistas. O presidente Marcelo Oliveira afirmou que precisa da ajuda do Poder Público para arcar com os salários dos terapeutas, cuidar do espaço físico, e promover inclusão através da cultura do município.
Em entrevista ao site da prefeitura municipal, o prefeito Vilmar Mariano disse que a administração abraçará a causa, a qual chamou de justa. Ele entende a importância das pessoas com TEA na construção de uma sociedade melhor.
– Nós abraçamos, sim, essa causa, porque é uma causa justa, que reconhece o papel também das pessoas com autismo na construção de uma sociedade melhor para todos – disse Vilmar.
Marcelo Oliveira falou sobre a peça Ciclo da Vida, que é interpretada por autores com TEA, e que será apresentada no Anfiteatro Municipal, em junho. Além disso, ele disse que a analogia é fundamental para conscientizar a população.
– É uma história muito similar à vida dos autistas. A gente usa essa analogia para conscientizar a sociedade de que o autista é capaz de dar a volta por cima, de ser produtivo, de trabalhar e não ficar dependendo do estado para o resto da vida – explicou o presidente do Naia.
Por fim, a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, elogiou o interesse do Naia em buscar uma parceria com a prefeitura, o que para ela é importante na busca por qualidade de vida dos autistas e de seus familiares.