Prefeitura e Naia firmam parceria que beneficiará pessoas com autismo em Aparecida de Goiânia

O Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia), buscou ajuda junto à administração e obteve sucesso na reunião com o prefeito.

Integrantes do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista - Naia
Integrantes do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista - Naia (Foto: Divulgação)

Com o apoio do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou conversas para promover ações que visam o bem-estar do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No primeiro encontro, que ocorreu na última segunda-feira (13), houve uma apresentação dos pleitos da Naia, mediada por Carlos Henrique Dias Mendes, presidente do Partido Liberal (PL).

A Naia atende mais de 150 autistas. O presidente Marcelo Oliveira afirmou que precisa da ajuda do Poder Público para arcar com os salários dos terapeutas, cuidar do espaço físico, e promover inclusão através da cultura do município.

Em entrevista ao site da prefeitura municipal, o prefeito Vilmar Mariano disse que a administração abraçará a causa, a qual chamou de justa. Ele entende a importância das pessoas com TEA na construção de uma sociedade melhor.

– Nós abraçamos, sim, essa causa, porque é uma causa justa, que reconhece o papel também das pessoas com autismo na construção de uma sociedade melhor para todos – disse Vilmar.

Marcelo Oliveira falou sobre a peça Ciclo da Vida, que é interpretada por autores com TEA, e que será apresentada no Anfiteatro Municipal, em junho. Além disso, ele disse que a analogia é fundamental para conscientizar a população.

– É uma história muito similar à vida dos autistas. A gente usa essa analogia para conscientizar a sociedade de que o autista é capaz de dar a volta por cima, de ser produtivo, de trabalhar e não ficar dependendo do estado para o resto da vida – explicou o presidente do Naia.

Por fim, a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, elogiou o interesse do Naia em buscar uma parceria com a prefeitura, o que para ela é importante na busca por qualidade de vida dos autistas e de seus familiares.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Mais sobre:
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.