Pacientes de unidades móveis podem receber atendimento prioritário em Aparecida de Goiânia
Projeto de Lei do vereador Cristiano Zoi propõe prioridade no atendimento a pacientes conduzidos por equipes móveis em Aparecida de Goiânia.
Pacientes conduzidos por unidades móveis terão prioridade no atendimento em hospitais de Aparecida de Goiânia. A medida vale apenas para serviços públicos, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, ou outras equipes.
O Projeto de Lei nº 023/25, de autoria do vereador Cristiano Zoi, propõe que as unidades de saúde deverão fazer a triagem imediata do paciente, de acordo com os protocolos.
Além disso, deverá garantir o atendimento preferencial e disponibilizar área de acesso rápido e exclusivo para o desembarque de pacientes. Com isso, os gestores de cada unidade de saúde deverão capacitar as equipes médicas e administrativas.
Cristiano Zoi justificou que geralmente os pacientes transportados por essas unidades estão em situações críticas. Além disso, destacou que a agilidade na liberação das equipes móveis é uma forma da rede de saúde demonstrar eficiência.
– Pacientes transportados por essas unidades geralmente encontram-se em situações críticas, onde cada segundo é crucial para aumentar as chances de recuperação ou mesmo de sobrevivência. Ao estabelecer a prioridade de atendimento, o projeto assegura que esses casos sejam tratados com a urgência necessária, reduzindo riscos e complicações graves – explicou o vereador, que concluiu:
– Além disso, a liberação ágil das equipe móveis é estratégia para a eficiência da rede de saúde. Unidades como o SAMU e o Corpo de Bombeiros possuem cobertura limitada e alta demanda, sendo indispensável que estejam disponíveis o mais rápido possível para atender novos chamados.
Cristiano Zoi ainda destacou que o projeto reforça o compromisso para uma saúde pública mais eficiente e humanizada. Assim, quando priorizar os pacientes em situações críticas, a rede de saúde se torna mais ágil, bem como, comprometida com a preservação de vidas.