Marcos Miranda propõe que farmácias fixem placas de advertência sobre automedicação em Aparecida de Goiânia
Preocupado com a prática da automedicação, Marcos Miranda propõe que farmárcias exibam placas de advertência em Aparecida de Goiânia.
O vereador de Aparecida de Goiânia, Marcos Miranda, apresentou o Projeto de Lei Municipal nº 081/2022 que, se aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo, obrigará a fixação de placas de advertência sobre os riscos da automedicação nas farmácias do município.
De acordo com o texto do projeto, as placas deverão ser fixadas locais visíveis, próximo aos balcões de vendas e caixas, e conter a seguinte mensagem: “A automedicação pode causar danos a sua saúde, não compre medicamento sem a prescrição médica ou sem orientação do farmacêutico”.
Na justificativa, o parlamentar explica que medicamentos são necessários para o tratamento das doenças. Entretanto, quando utilizados sem a devida orientação médica podem causar inúmeros problemas e até levar a óbito.
– Entre os riscos da automedicação, a intoxicação é a mais perigosa. De acordo com o sistema nacional de informações tóxico farmacológicas, cerca de 30 mil casos de internação são registrados por ano no Brasil por decorrência de intoxicação, sendo os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios os que mais intoxicam – disse Marcos Miranda, que continuou:
– A automedicação no Brasil ocorre devida a falta no setor da saúde e pelas condições socioeconômicas de grande parte da população que não tem condições financeiras de pagar um plano de saúde dependendo de atendimentos médicos que muitas vezes aguardam uma vaga para ter este atendimento com um profissional.
O vereador defende que as placas informativas sobre a automedicação são uma forma de conscientizar a população acerca do tema. Além disso, servem para evitar as consequências da prática, que são intoxicação, alergias, dependência, e agravamento da saúde, entre outras.