Iniciada a aplicação de vacina bivalente contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia

A vacinação contra a Covid-19, com a vacina bivalente produzida pela Pfizer, começou a ser aplicada em Aparecida de Goiânia.

Aparecida de Goiânia aplicará vacina bivalente contra Covid-19
Aparecida de Goiânia aplicará vacina bivalente contra Covid-19

Nesta segunda-feira (27), a prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente. O imunizante é produzido pela Pfizer e protege contra diversas variantes do Coronavírus.

A fase inicial da vacinação atenderá apenas ao público prioritário, que abrange pessoas acima de 70 anos e imunossuprimidos. Contempla também indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos, que receberam pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19 há 4 meses.

Os interessados deverão comparecer aos postos de vacinação munidos de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Os menores de idade precisam da companhia de um responsável. No caso dos imunossuprimidos é necessário apresentação de laudo médico.

Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães falou sobre a nova vacina contra a Covid-19. Ele afirmou que o vírus sofre muitas mutações e por isso já era esperada uma atualização do imunizante.

– A vacina bivalente protege mais porque também ataca as subvariantes da ômicron, altamente transmissíveis, e que são predominantes em nossa cidade. Como o vírus tem sofrido mutações ao longo do tempo, já era bastante aguardado que as vacinas se atualizassem – disse Alessandro.

Daniela Ribeiro, superintendente de vigilância em saúde, explicou que assim como a vacina da gripe, a da Covid-19 também precisa de atualizações. Ela mencionou o processo de rastreamento que foi realizado no mundo todo.

– No caso da Influenza, por exemplo, todos os anos precisamos repetir a vacinação com novos imunizantes que combatem as cepas em circulação na atualidade. Para a covid-19, essa é a primeira atualização. O rastreamento das linhagens dos vírus, feito em todo o mundo, subsidiam os laboratórios para a criação de novas vacinas, mais seguras e eficazes – afirmou Daniela.

Locais de vacinação

Para receber a dose da vacina, os interessados deverão comparecer a uma das 27 Unidade Básica de Saúde de Aparecida de Goiânia, na Central de Imunização, ou na Maternidade Marlene Teixeira. As UBS’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na Central de Imunização, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Já na Maternidade, a vacinação será de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Mais sobre:
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.