Getúlio Andrade propõe instituição do Mês Maio Furta-Cor em Aparecida de Goiânia
A instituição do Mês de Maio Furta-Cor tem como finalidade a conscientização sobre a Saúde Mental Materna.
O vereador da cidade de Aparecida de Goiânia, Getúlio Andrade, apresentou o Projeto de Lei nº 022/2023, através do qual propõe a instituição do Mês de Maio Furta-Cor, destinado à conscientização sobre a Saúde Mental Materna.
Segundo o proposto, as ações de conscientização terão desenvolvimento através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, e distribuição de material informativo à comunidade.
Na justificativa, o parlamentar explica que o projeto tem como principal objetivo conscientizar e sensibilizar a população em relação à saúde materna. Ele ressalta que a escolha do mês de março se deve à comemoração do Dia das Mães.
– É importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, porquanto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães – disse Getúlio Andrade, que concluiu:
– Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação. Porém, não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo – concluiu.
O parlamentar destaca ainda que o projeto Mês de Maio Furta-Cor busca parcerias para realização das ações pretendidas, a exemplo de palestras, rodas de conversa, entrevista, lives, entre outras.