Aparecida de Goiânia pode ter atendimento exclusivo para superdotados

Projeto de Lei do vereador Gleison Flavio prevê atendimento exclusivo para pessoas com superdotação ou altas habilidades.

Vereador Gleison Flávio na trubuna da Câmara de Aparecida de Goiânia
Vereador Gleison Flávio na trubuna da Câmara de Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia pode ter atendimento exclusivo para pessoas com superdotação ou altas habilidades. A medida faz parte do Projeto de Lei nº 070/2025, de autoria do vereador Gleison Flávio.

A proposta indica que esse grupo específico conta com pessoas que apresentam potencial elevado e grande desenvolvimento em áreas do conhecimento humano, por exemplo, intelectual, liderança, criatividade e psicomotora.

Conforme o projeto, a Política de Atendimento a Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação terá as seguintes diretrizes:

  • Garantir o direito ao pleno desenvolvimento;
  • Reconhecer a necessidade de atuação do Poder Público Municipal;
  • Promover a oferta de educação básica;
  • Assegurar a participação da sociedade civil organizada e instituições universitárias.

Para os educandos que comprovarem as altas habilidades, a política oferecerá aprofundamento e enriquecimento curricular, e ambientes apropriados para aceleração dos estudos.

Na justificativa, o parlamentar explicou que as pessoas com essas características encontram muitas barreiras. Gleison Flávio ainda destacou que a falta de conhecimento indica um certo privilégio desse grupo.

– São imensas as barreiras que as pessoas com essa condição encontram para serem identificadas, desenvolver seu potencial, encontrar trabalho compatível com seus talentos e alcançar a alegria da realização pessoal – disse o vereador, que completou:

– O desconhecimento generalizado das dificuldades da condição alimenta a falsa ideia de que a pessoa com altas habilidades é privilegiada e pode, portanto, prescindir de qualquer apoio, o que desvia os esforços da sociedade e do poder público para outros setores vulneráveis e acaba por negligenciar a parcela das pessoas superdotadas.

Por fim, o parlamentar pontuou que o reconhecimento do grupo de pessoas superdotadas no ambiente escolar não é simples. Os alunos ficam desmotivados diante das situações pedagógicas oferecidas e se destacam de forma negativa.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Aparecida de Goiânia realiza campanha de vacinação contra raiva

Prefeitura de Aparecida de Goiânia inicia Vacinação Itinerante de Antirrábica, para facilitar o acesso à imunização.

Força-tarefa de zeladoria segue em vários bairros de Aparecida de Goiânia

Em prol da reconstrução de Aparecida de Goiânia, a força-tarefa de zeladoria completou ações em vários bairros na última semana.

Vilela visita obras do novo fórum de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela participa de visita técnica nas obras do novo Fórum Cível e cita parceria com o Judiciário.

Vilela fortalece parceria para investimento no esporte de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela participa de encontro com governo do estado e fortalece parceria pelo esporte.

Câmara de Aparecida de Goiânia celebra o Dia da Conscientização do Autismo

Com iniciativa de Rogério Almeida, a Câmara Municipal de Aparecida tem sessão em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.