Aparecida de Goiânia passa a realizar cirurgias bariátricas no HMAP

Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia oferecerá o serviço para tratamento de obesidade; interessados devem procurar UBSs.

Realização de cirurgia bariátrica em Aparecida de Goiânia
Realização de cirurgia bariátrica em Aparecida de Goiânia (Foto: Rodrigo Estrela)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou o serviço para tratamento de obesidade através de cirurgias bariátricas, no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP). As duas primeiras foram realizadas na última sexta-feira (09). Os pacientes contemplados são uma mulher de 44 anos, e um homem de 28.

Para a realização do procedimento, o município recebeu equipes do Hospital Albert Einstein, e contou a presença de Sidney Klajner, médico cirurgião do sistema digestivo e presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

A partir de agora, os pacientes que necessitam do tratamento não precisam se deslocar para a cidade de Goiânia. Antes da oferta do novo serviço em Aparecida, era necessário entrar na fila de atendimento da capital.

De acordo com o prefeito Vilmar Mariano, sua administração trabalha para oferecer os melhores serviços à população aparecidense. O gestor citou a importância da realização das cirurgias bariátricas no HMAP.

– É uma satisfação ver a Saúde Pública de Aparecida em constante aprimoramento. Isso é uma prioridade para a Prefeitura. Iniciamos as cirurgias bariátricas para que as pessoas que precisam delas possam ter esse serviço aqui mesmo, na nossa cidade. E mais: com a excelência e o padrão Albert Einstein. Trabalhamos para ofertar os melhores serviços possíveis para a população – disse Vilmar Mariano ao site da prefeitura municipal.

O secretário municipal de saúde Alessandro Magalhães, revelou que já começaram as avaliações em 65 pacientes interessados. Assim, esperam atender a todos que aguardam na fila para a realização do procedimento.

– Fizemos a primeira do município hoje com o privilégio do presidente do Einstein vir operar e nosso projeto é que consigamos ajudar todos que aguardam na fila por essa cirurgia. Atualmente são 65 pessoas que já começaram a ser avaliadas, os dois primeiros operados nesta sexta – disse Alessandro.

Sidney Klajner, cirurgião e presidente do Albert Einstein, relatou todos os problemas que o excesso de peso causa, a exemplo de hipertensão e diabetes. O profissional também explicou o funcionamento do programa de prevenção da obesidade.

– A obesidade representa uma situação impactante na saúde da nossa população e leva à hipertensão, diabetes, problemas ortopédicos, e temos uma estatística de que 57% da população brasileira tem excesso de peso. Um programa de prevenção da obesidade tem o fator preventivo, no qual orientamos as pessoas, desde a infância, para hábitos de vida de combate à obesidade, como a prática de atividade física e nutrição adequada – disse.

Vagas

O paciente interessado na realização de cirurgia bariátrica em Aparecida de Goiânia deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, ou ligar no 0800-646-1590 e agendar uma avaliação. Após, um clínico geral analisará as condições clínicas e o encaminhará para o início do tratamento adequado à solução do problema.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Mais sobre:
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.