Aparecida de Goiânia passa a realizar cirurgias bariátricas no HMAP
Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia oferecerá o serviço para tratamento de obesidade; interessados devem procurar UBSs.
A prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou o serviço para tratamento de obesidade através de cirurgias bariátricas, no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP). As duas primeiras foram realizadas na última sexta-feira (09). Os pacientes contemplados são uma mulher de 44 anos, e um homem de 28.
Para a realização do procedimento, o município recebeu equipes do Hospital Albert Einstein, e contou a presença de Sidney Klajner, médico cirurgião do sistema digestivo e presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
A partir de agora, os pacientes que necessitam do tratamento não precisam se deslocar para a cidade de Goiânia. Antes da oferta do novo serviço em Aparecida, era necessário entrar na fila de atendimento da capital.
De acordo com o prefeito Vilmar Mariano, sua administração trabalha para oferecer os melhores serviços à população aparecidense. O gestor citou a importância da realização das cirurgias bariátricas no HMAP.
– É uma satisfação ver a Saúde Pública de Aparecida em constante aprimoramento. Isso é uma prioridade para a Prefeitura. Iniciamos as cirurgias bariátricas para que as pessoas que precisam delas possam ter esse serviço aqui mesmo, na nossa cidade. E mais: com a excelência e o padrão Albert Einstein. Trabalhamos para ofertar os melhores serviços possíveis para a população – disse Vilmar Mariano ao site da prefeitura municipal.
O secretário municipal de saúde Alessandro Magalhães, revelou que já começaram as avaliações em 65 pacientes interessados. Assim, esperam atender a todos que aguardam na fila para a realização do procedimento.
– Fizemos a primeira do município hoje com o privilégio do presidente do Einstein vir operar e nosso projeto é que consigamos ajudar todos que aguardam na fila por essa cirurgia. Atualmente são 65 pessoas que já começaram a ser avaliadas, os dois primeiros operados nesta sexta – disse Alessandro.
Sidney Klajner, cirurgião e presidente do Albert Einstein, relatou todos os problemas que o excesso de peso causa, a exemplo de hipertensão e diabetes. O profissional também explicou o funcionamento do programa de prevenção da obesidade.
– A obesidade representa uma situação impactante na saúde da nossa população e leva à hipertensão, diabetes, problemas ortopédicos, e temos uma estatística de que 57% da população brasileira tem excesso de peso. Um programa de prevenção da obesidade tem o fator preventivo, no qual orientamos as pessoas, desde a infância, para hábitos de vida de combate à obesidade, como a prática de atividade física e nutrição adequada – disse.
Vagas
O paciente interessado na realização de cirurgia bariátrica em Aparecida de Goiânia deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, ou ligar no 0800-646-1590 e agendar uma avaliação. Após, um clínico geral analisará as condições clínicas e o encaminhará para o início do tratamento adequado à solução do problema.