Aparecida de Goiânia lança o Programa de Olho na Visão para atender idosos
O programa será implementado através de parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás, e atenderá cerca de mil pessoas.
A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, firmou parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás para implementar no município o Programa de Olho na Visão. A ação prevê mais de mil atendimentos a idosos.
O principal objetivo é proporcionar melhoras na visão dos atendidos, realizando cirurgias, atendimentos de rotina e, assim, garantir-lhes uma melhor qualidade de vida.
A expectativa é que pelo Programa de Olho na Visão se realize 400 cirurgias de catarata, 1650 exames, e produza 500 óculos para pessoas acima de 60 anos de idade.
O investimento para viabilização do programa é de aproximadamente R$ 2,6 milhões, segundo o site oficial do município. Cerca de 80% do montante já foi arrecado e os atendimentos terão início em janeiro de 2023.
O prefeito Vilmar Mariano afirmou que o esforço visa também a redução da fila de atendimento nas unidades de saúde.
– Nosso esforço é para reduzirmos a espera por um atendimento. Trazer qualidade de vida e atendimento para os nossos idosos – disse Vilmar.
Gilmar Rodovalho, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, explicou como os empresários podem destinar parte do imposto de renda para a Fundação Banco de Olhos.
– Na aba de destinação tem os diversos fundos que podem ser atendidos e basta que ele escolha o Fundo Municipal do Idoso de Aparecida – orientou Gilmar.
Os recursos são oriundos de grandes empresas de Aparecida de Goiânia, através da referida Fundação. Todos os pacientes que já estão inscritos na Central de Regulação terão acesso ao tratamento, bem como, novos pacientes que se dirigirem até a rede pública de saúde.