Aparecida de Goiânia foca em pevenção e conscientização no combate à tuberculose

Atividades que serão realizadas nos dias 23 e 24 de março visam alertar a sociedade quanto aos sintomas e diagnóstico precoce.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março
Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março

A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, reforçaram mobilização no combate à tuberculose, com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre a doença.

As ações são realizadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde e abrangem todo o mês de março, devido ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24. Em entrevista ao site oficial da prefeitura, Alessandro Magalhães, secretário de Saúde, falou sobre a doença.

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a tuberculose está entre as dez maiores causas de morte no mundo e por isso, em Aparecida, trabalhamos com foco na prevenção, até mesmo realizando a busca ativa dos sintomáticos. Também somos criteriosos com o tratamento e o acompanhamento dos pacientes com a doença – disse.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, explicou sobre as atividades que serão realizadas nos dias 23 e 24 de março, e deu informações sobre local e horários.

– No dia 23, durante o período matutino, a partir das 9h, nossa equipe estará no Corpo da Guarda do Complexo Prisional prestando orientações e tirando dúvidas quanto à forma de contágio e tratamento da doença, além de capacitar os profissionais locais sobre o acolhimento aos pacientes e a importância do diagnóstico em tempo oportuno – disse Daniela, que concluiu:

– Já no dia 24, nas salas de espera das UBS’s, UPAS’s e CAIS da cidade, nosso pessoal entregará material educativo para a população e explicará os fluxos para atendimento aos casos suspeitos e confirmados de tuberculose em Aparecida.

Por fim, a responsável pelo Programa de Tuberculose e Hanseníase, Kátia Sena da Costa, informou que alguns dados apontam decréscimo de casos no estado de Goiás. Entretanto, ressaltou que as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 impactaram nesta diminuição.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.