Aparecida de Goiânia foca em pevenção e conscientização no combate à tuberculose
Atividades que serão realizadas nos dias 23 e 24 de março visam alertar a sociedade quanto aos sintomas e diagnóstico precoce.
A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, reforçaram mobilização no combate à tuberculose, com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre a doença.
As ações são realizadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde e abrangem todo o mês de março, devido ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24. Em entrevista ao site oficial da prefeitura, Alessandro Magalhães, secretário de Saúde, falou sobre a doença.
– A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a tuberculose está entre as dez maiores causas de morte no mundo e por isso, em Aparecida, trabalhamos com foco na prevenção, até mesmo realizando a busca ativa dos sintomáticos. Também somos criteriosos com o tratamento e o acompanhamento dos pacientes com a doença – disse.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, explicou sobre as atividades que serão realizadas nos dias 23 e 24 de março, e deu informações sobre local e horários.
– No dia 23, durante o período matutino, a partir das 9h, nossa equipe estará no Corpo da Guarda do Complexo Prisional prestando orientações e tirando dúvidas quanto à forma de contágio e tratamento da doença, além de capacitar os profissionais locais sobre o acolhimento aos pacientes e a importância do diagnóstico em tempo oportuno – disse Daniela, que concluiu:
– Já no dia 24, nas salas de espera das UBS’s, UPAS’s e CAIS da cidade, nosso pessoal entregará material educativo para a população e explicará os fluxos para atendimento aos casos suspeitos e confirmados de tuberculose em Aparecida.
Por fim, a responsável pelo Programa de Tuberculose e Hanseníase, Kátia Sena da Costa, informou que alguns dados apontam decréscimo de casos no estado de Goiás. Entretanto, ressaltou que as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 impactaram nesta diminuição.