André Fortaleza propõe instalação de detectores de metais nas escolas de Aparecida de Goiânia
O projeto visa eliminar riscos de atentandos nas escolas, a exemplo do que vem acontecendo noutras cidades pelo Brasil.
O vereador e presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, apresentou o Projeto de Lei nº 029/ 2023, propondo a instalação obrigatória de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino do município.
Conforme o projeto, o acesso de qualquer pessoa às escolas públicas e privadas em Aparecida deverá acontecer após averiguação através do detector de metais, e inspeção dos seus pertences, em caso de eventuais irregularidades.
Na justificativa, o parlamentar explica que o principal objetivo é frear a onda de ataques criminosos nas escolas pelo Brasil. Fortaleza cita alguns casos que aconteceram nos últimos anos.
– Tanto é verdade que em Estados vizinhos, como em São Paulo, infelicidades como estas ocorreram, sobretudo em Suzano, na Escola Estadual Raul Brasil, onde oito pessoas vieram a óbito – disse André Fortaleza, que concluiu:
– No entanto, o evento que mais trouxe choque e espanto pelas atrocidades acometidas aconteceu recentemente em Santa Catarina, em uma creche de Blumenau.
Ainda conforme consta no projeto, as escolas de Aparecida de Goiânia terão um prazo de 180 dias para se adequarem à nova exigência, ou até o início do período letivo vindouro. O texto será submetido à votação no plenário do Legislativo aparecidense.
Este é o segundo projeto apresentado por parlamentares de Aparecida de Goiânia, visando evitar possíveis ataques nas escolas do município. O vereador Marcos Miranda propôs implementação de segurança armada nos estabelecimentos, a ser realizada por agentes da Guarda Civil Municipal.