André Fortaleza propõe acompanhamento educacional adequado a alunos com Epilepsia em Aparecida de Goiânia

A Política Pública de Proteção, Inclusão e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia será votada no Legislativo.

André Fortaleza, presidente da Câmara de Vereadores
André Fortaleza, presidente da Câmara de Vereadores (Foto: Marcelo Silva/Câmara)

O vereador da cidade de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, apresentou o Projeto de Lei nº 030/2023, através do qual propõe a Política Pública de Proteção, Inclusão e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia nas escolas do município.

O principal objetivo do projeto é proporcionar acompanhamento educacional adequado aos referidos discentes, considerando eventuais limitações que eles enfrentam, reduzindo as desigualdades educacionais, pedagógicas, e garantindo-lhes os direitos de cidadania e inclusão.

Na justificativa, o parlamentar explica que a doença é grave, e seu diagnóstico ocorre em maior número entre crianças, adolescentes, e em casos raros, nos idosos acima de 65 anos. Ele destaca que o portador da Epilepsia não é considerado deficiente, e que o ambiente escolar deve ser conscientizado acerca do problema.

– Temos consciência de que a escola é o local de referência aos alunos para a formação de opinião e que este ambiente de referência pode consolidar o comportamento e compreensão da aceitação da diversidade entre as pessoas – disse o vereador, que concluiu:

– Ressalta-se que o conhecimento do professor sobre a epilepsia pode ter um impacto efetivo e transformador sobre as conquistas sociais dos alunos e da escola e, consequentemente, na vida profissional e na inserção social da fase adulta destas pessoas.

A política pública será pautada através das diversas diretrizes relacionadas no texto do projeto. O aluno com Epilepsia terá o direito de receber um acompanhamento especial para que possa estudar em um ambiente inclusivo e acessível.

Após a identificação do diagnóstico ou suspeita do problema, os profissionais das escolas municipais de Aparecida de Goiânia deverão tomar as medidas cabíveis, listadas no projeto.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Mobilização contra exploração e abuso de crianças e adolescentes
Blitz Faça Bonito: Aparecida de Goiânia conscientiza sobre abuso e exploração da criança e do adolescente

Moradores da cidade receberam materiais informativos, com contato telefônico para denunciar possíveis casos de abuso ou exploração.

Bairros da região de Aparecida de Goiânia receberão serviços gratuitos
CEU das Artes Cidade Vera Cruz em Aparecida de Goiânia receberá Mutirão de Aparecida

A frente de serviços acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, e oferecerá atendimentos em diversas áreas aos moradores da região.

Frutas do Programa de Aquisição de Alimentos
Aparecida de Goiânia recebe kits de hortifruti produzidos por meio da COOMAG

Os kits são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Vereadores e público presente na sessão em Aparecida de Goiânia
Câmara de Aparecida de Goiânia cria Comissões da Mulher e de Proteção aos Animais

O Legislativo fomentará, inclusive com fiscalização, o cumprimento de leis que garantam apoio e proteção às mulheres e aos animais.

Marcos Miranda, vereador de Aparecida de Goiânia
Marcos Miranda propõe instituição do Selo Escolas Mais Seguras em Aparecida de Goiânia

O objetivo é combater a insegurança, devendo as unidades de ensino aprimorarem os protocolos, com a implementação de uma série de medidas.