André Fortaleza propõe acompanhamento educacional adequado a alunos com Epilepsia em Aparecida de Goiânia

A Política Pública de Proteção, Inclusão e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia será votada no Legislativo.

André Fortaleza, presidente da Câmara de Vereadores
André Fortaleza, presidente da Câmara de Vereadores (Foto: Marcelo Silva/Câmara)

O vereador da cidade de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, apresentou o Projeto de Lei nº 030/2023, através do qual propõe a Política Pública de Proteção, Inclusão e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia nas escolas do município.

O principal objetivo do projeto é proporcionar acompanhamento educacional adequado aos referidos discentes, considerando eventuais limitações que eles enfrentam, reduzindo as desigualdades educacionais, pedagógicas, e garantindo-lhes os direitos de cidadania e inclusão.

Na justificativa, o parlamentar explica que a doença é grave, e seu diagnóstico ocorre em maior número entre crianças, adolescentes, e em casos raros, nos idosos acima de 65 anos. Ele destaca que o portador da Epilepsia não é considerado deficiente, e que o ambiente escolar deve ser conscientizado acerca do problema.

– Temos consciência de que a escola é o local de referência aos alunos para a formação de opinião e que este ambiente de referência pode consolidar o comportamento e compreensão da aceitação da diversidade entre as pessoas – disse o vereador, que concluiu:

– Ressalta-se que o conhecimento do professor sobre a epilepsia pode ter um impacto efetivo e transformador sobre as conquistas sociais dos alunos e da escola e, consequentemente, na vida profissional e na inserção social da fase adulta destas pessoas.

A política pública será pautada através das diversas diretrizes relacionadas no texto do projeto. O aluno com Epilepsia terá o direito de receber um acompanhamento especial para que possa estudar em um ambiente inclusivo e acessível.

Após a identificação do diagnóstico ou suspeita do problema, os profissionais das escolas municipais de Aparecida de Goiânia deverão tomar as medidas cabíveis, listadas no projeto.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Suspeito de tráfico é preso em flagrante em Aparecida de Goiânia

Os policiais apreenderam dinheiro em cédulas fracionadas, uma balança de precisão e materiais comumente utilizados para o embalo de drogas.

Suspeito de estupro de vulnerável em Aparecida de Goiânia é alvo de busca

Conforme apurado até o momento, a vítima teria sofrido abusos de forma reiterada, entre os 5 e os 11 anos de idade.

Operação Cash Cow cumpre mandados em Aparecida de Goiânia

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nova Veneza.

Aparecida de Goiânia terá Centro de Acolhimento e Tratamento Animal

O CATA será responsável por oferecer atendimento pré e pós-operatório aos animais de rua submetidos às castrações realizadas pelo PATA.

PATA ultrapassa 3 mil procedimentos em animais de Aparecida de Goiânia

O órgão é vinculado à política municipal de bem-estar animal e atua no manejo populacional de cães e gatos por meio de serviços gratuitos.