Prefeitura reforça segurança nas escolas de Aparecida de Goiânia
Reunião entre autoridades administrativas, legislativas e de segurança pública, definiu medidas para evitar eventuais ataques nas escolas.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, se reuniu com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias, Corpo de Bombeiros, e representantes da Câmara de Vereadores, para tratar sobre a segurança nas escolas do município.
Após o encontro, ficou definido que as 94 unidades escolares na cidade terão a presença de um agente da Guarda Civil, visando coibir e reprimir eventuais atentados contra a segurança de alunos e profissionais da educação.
O prefeito anunciou também a implantação de um Comitê de Cultura de Paz, que segue o mesmo modelo do criado durante o combate à Covid-19. Em entrevista ao site oficial do município, Vilmar Mariano detalhou a forma de trabalho a ser adotada.
– Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação – disse o prefeito.
Divino Gustavo, secretário de Educação, falou sobre as 650 câmeras de videomonitoramento instaladas nas portas das escolas. Ele destacou a melhoria da segurança após a instalação de 1,5 mil câmeras pela cidade.
– A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores – disse.
Novas medidas
Visando a segurança dos alunos e dos profissionais de ensino, as escolas do município receberão um botão de alerta. Em caso de ataque, a força de segurança mais próxima do local atenderá ao chamado. Na tarde da última quarta-feira (12), 45 unidades já contavam com o dispositivo.
A Polícia Militar já reforçou a segurança nas escolas para evitar novos ataques. Além disso, o prefeito determinou que o secretário de Educação acelere a instalação do controle biométrico de acesso às unidades.
Desde 2022 são realizadas atividades voltadas à sensibilização e conscientização dos alunos de Aparecida de Goiânia. Os temas são relacionados ao cyberbullying, ansiedade, depressão, violência doméstica, entre outros. A preocupação se deve aos recentes ataques em escolas pelo Brasil, além de ameaças e descobertas de atos planejados.
O assunto tem sido tratado também no Poder Legislativo. O vereador Marcos Miranda, inclusive, protocolou projeto requerendo implementação de segurança armada nas unidades escolares. O presidete da Câmara, André Fortaleza, propôs instaçação de detectores de metais nas portarias dos estabelecimentos estudantis.