Hans Miller propõe criação de Ecoponto de Resíduos Recicláveis em Aparecida de Goiânia
Instalação de Ecoponto de Resíduos Recicláveis nas Áreas de Limpeza Urbana de Aparecida de Goiânia terá participação do setor privado.
O vereador de Aparecida de Goiânia, Hans Miller, apresentou no plenário do Legislativo Municipal, o Projeto de Lei nº 018/2023, pelo qual propõe a criação do Ecoponto de Resíduos Recicláveis nas Áreas de Limpeza Urbana da cidade.
Segundo o proposto pelo parlamentar, o município designará previamente os locais dos Ecopontos, que terão como finalidade o recebimento de resíduos sólidos secos, mediante a entrega por pessoas físicas ou jurídicas.
O Pode Executivo terá a opção de realizar parceria público-privada, permitindo que a iniciativa privada explore o serviço de coleta de lixo. Além disto, instalará os Ecopontos em diversas áreas da cidade, para a correta destinação final do resíduo.
Na justificativa, o parlamentar explica que os Ecopontos deverão ser instalados em áreas que contam com grande volume de materiais descartados de forma incorreta, por exemplo, resíduos gerados através de uso doméstico e comercial.
– Além disso, os resíduos de construção civil provenientes de reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos, que normalmente são descartados nas vias públicas poderão ser recolhidos nos Ecopontos – disse Hans Miller, que concluiu:
– Trata-se de um equipamento urbano de grande importância para a gestão do resíduo na cidade, pois atende positivamente diversos aspectos nas áreas ambiental, social e de saúde.
Os Ecopontos ocuparão áreas públicas ou terrenos com espaço adequado para a instalação de recipientes coletores de materiais recicláveis. A administração pública viabilizará os locais observando a legislação de uso e ocupação do solo.
Ainda nos termos do projeto, os Ecopontos não receberão resíduos domiciliares não-inertes. Estes são oriundos de preparo de alimentos, resíduos industriais, e dos serviços de saúde. Resíduos poluidores da construção civil também não deverão ser depositados nos Ecopontos.