Secretaria de Saúde alerta após baixa adesão à campanha de vacinação em Aparecida de Goiânia
Os profissionais destacam a importância da imunização e pedem que as crianças sejam levadas aos locais indicados em Aparecida de Goiânia.
A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a campanha de vacinação para o público infantil, que vai do dia 23 de novembro até 8 de dezembro. Entretanto, a baixa adesão do público chama a atenção de profissionais da Secretária Municipal de Saúde, que fazem alerta aos pais e responsáveis quanto à necessidade de imunização dos infantes.
De acordo com informações do site oficial do município, a aplicação dos imunizantes acontece nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), das 14h às 17, com oferta de todas as vacinas para o público de seis meses a menores de cinco anos.
Essa é a terceira campanha de vacinação para o público em 2022. A coordenadora de imunização, Renata Cordeiro, pontuou que os números seguem baixos no Brasil inteiro, e relatou a sua preocupação com a situação.
– Infelizmente, nossos percentuais ainda estão bem abaixo do esperado, em todo o Brasil, e não é diferente em Aparecida. Aqui estamos com cobertura de 53% para todas as vacinas de rotina e para a vacina contra a covid-19 o índice é ainda menor, com apenas 30% de cobertura para as crianças acima de três anos, o que é bem preocupante – disse a coordenadora, que concluiu:
– Queremos compartilhar essa responsabilidade com toda a sociedade, organizada ou não, com lideranças e organizadores de quaisquer locais nos quais exista uma convivência da comunidade para que nos ajudem nessa tarefa de conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Estamos vendo doenças que já estavam controladas retornando e acometendo as nossas crianças, como febre amarela, sarampo, meningite e agora estamos com alto risco para a reintrodução da paralisia infantil, que é uma doença gravíssima com consequências irreversíveis.
Alessandro Magalhães, secretário de saúde de Aparecida de Goiânia, pediu que todos participem da campanha, para o bem do município. Ele alertou para o grande número de crianças com esquema vacinal incompleto.
– Pedimos a participação de todos em Aparecida pelo bem da cidade. Essa estratégia de vacinação nos CMEIs é indispensável e tem funcionado em nosso município, mas ainda há muitas crianças com os esquemas vacinais incompletos – disse ao site oficial.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, reforçou o alerta para adesão à campanha de vacinação. Para ela, a aplicação das doses nos CMEIs aumentou a quantidade de vacinados, mas os índices ainda estão abaixo do ideal.
– Constatamos que, quando trazemos as vacinas para dentro dos CMEIs, conseguimos uma melhor adesão e isso tem contribuído para ampliar nossas coberturas vacinais e a proteção das crianças. Todavia, os índices estão baixos e mais pessoas precisam aderir à vacinação sem perder tempo – afirmou.
Para receberem a aplicação das doses, os pais ou responsáveis deverão comparecer aos locais indicados, portando cartão de vacinação, RG ou certidão de nascimento, e cartão SUS ou CPF.
Na impossibilidade de comparecimento, os pais e responsáveis deverão assinar termo de autorização e enviar com a criança acompanhada de um maior de idade, para que receba a dose da vacina.