Projeto visa perdoar dívidas de feirantes de Aparecida de Goiânia
Vereadora de Aparecida de Goiânia, Camila Rosa apresenta Projeto de Lei que visa perdoar dívidas de feirantes.

Aparecida de Goiânia pode perdoar as dívidas relacionadas com taxas licença para o exercício de atividades econômicas dos feirantes. A anistia citada faz parte do Projeto de Lei nº 087/2025, de autoria da vereadora Camila Rosa.
Segundo o proposto, a anistia é válida para as taxas de licença para o exercício de atividades econômicas em áreas públicas e para a ocupação de áreas e logradouros. No entanto, a medida só engloba dívidas contraídas antes de 31 de dezembro de 2022.
Por outro lado, o projeto prevê que os feirantes terão desconto de 99% sobre juros e multas das dívidas entre 2023 e 2025. Além disso, a possibilidade de parcelar os débitos em até 24 vezes.
Na justificativa, a parlamentar explicou que os feirantes são importantes para o desenvolvimento da economia de Aparecida de Goiânia. Ela ainda citou os desafios financeiros que esses trabalhadores enfrentaram durante a pandemia.
– Os feirantes desempenham um papel essencial na economia de Aparecida de Goiânia, garantindo o abastecimento de alimentos frescos, impulsionando o comércio local e gerando empregos. Além de movimentar a economia da cidade, as feiras são locais de grande importância cultural e social, promovendo o empreendedorismo e garantindo uma fonte de renda para milhares de famílias – justificou Camila Rosa, que concluiu:
– Contudo, nos últimos anos, esses trabalhadores enfrentaram desafios financeiros significativos, agravados pela crise econômica e pelos impactos da pandemia da COVID-19, que afetou diretamente a renda de pequenos comerciantes. Muitos feirantes acumularam débitos desde 2019, devido à falta de recolhimento e cadastro adequado pela secretaria responsável.
Por fim, a vereadora destacou que a anistia terá um impacto positivo direto e permitirá que os feirantes quitem seus débitos com um desconto considerável. Além disso, incentivará a adesão ao Refis, que seria importante para a regularização fiscal.