Marcos Miranda propõe segurança armada nas escolas de Aparecida de Goiânia
Se aprovado o projeto, escolas de Aparecida de Goiânia terão pelo menos dois agentes da Guarda Civil Municipal durante as aulas.
O vereador da cidade de Aparecida de Goiânia, Marcos Miranda, apresentou no plenário do legislativo o Projeto de Lei nº 028/2023, através do qual propõe a implementação de segurança armada nas escolas municipais, a ser realizada por agentes da Guarda Civil.
De acordo com o texto, as escolas deverão ter, pelo menos, dois agentes da Guarda Civil Municipal, durante as realização das aulas, segurança a ser exercida nas modalidades ostensiva e preventiva.
Os pais e responsáveis pelos alunos receberão todas as informações sobre a implementação do esquema de segurança e atuação dos agentes da Guarda Civil Municipal nas escolas.
Na justificativa, o parlamentar explica que esta pode ser uma medida viável e efetiva para prevenir entrada de estranhos nas unidades escolares, bem como, monitorar possíveis suspeitos.
– A presença da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM), nas escolas municipais pode trazer benefícios para a segurança dos alunos, professores e funcionários. Podendo ajudar a prevenir a entrada de pessoas não autorizadas nas escolas, bem como monitorar o comportamento de indivíduos suspeitos – disse Marcos Miranda, que concluiu:
– Além disso, a GCM pode orientar e conscientizar os alunos, professores e funcionários sobre a segurança pessoal e coletiva, promovendo a cultura de paz e prevenção à violência.
Os agentes da GCM trabalharão em parceria com professores e outros funcionários das escolas municipais. Assim, irão identificar os problemas de segurança nos locais e buscar solução.
A preocupação com a segurança dos alunos em Aparecida de Goiânia também foi demonstrada pelo presidente da Casa, André Fortaleza, que propôs a instalação de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos das redes pública e privada.