Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia dobra atendimentos em UTIs e diminui taxa de mortalidade
A estrutura do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia, aliada à qualificação profissional, são apontadas como causas do resultado.
Com melhora no atendimento e qualidade dos serviços prestados, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), registrou o dobro de atendimentos em UTIs, e reduziu pela metade a taxa de mortalidade de pacientes sob cuidados do estabelecimento.
De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 595 pacientes receberam atendimento intensivo no HMAP, no primeiro semestre de 2022. Nos últimos seis meses do referido ano, o número foi para 1,2 mil. A taxa de mortalidade caiu em 53%.
Em entrevista ao site do município, o prefeito Vilmar Mariano lembrou que o local é gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), e comemorou a eficiência e assertividade nos atendimentos.
– Os dados demonstram que nosso Hospital está mais eficiente e assertivo. Com isso, cada vez mais pacientes podem receber tratamento de primeiro mundo, padrão Albert Einstein, aqui mesmo, na saúde pública de Aparecida – disse Vilmar Mariano.
Alessandro Magalhães, secretário municipal de Saúde, informou que o hospital evoluiu e está entregando muito mais aos aparecidenses. Segundo ele, é possível ampliar ainda mais o acesso da população aos leitos de UTI e salvar mais vidas.
– Isso é eficiência. Quando eu tenho a mesma quantidade de leitos, mas consigo fazer um giro maior de pacientes, sem perder a qualidade da assistência, eu estou tendo melhor relação custo-efetividade. Em resumo, o HMAP tem demonstrado que é possível aumentar o acesso da população a leitos de UTI e salvar mais vidas, sem precisar aumentar os recursos financeiros, materiais e humanos, que são finitos – afirmou Alessandro.
Os resultados positivos também foram destacados pelo diretor médico Felipe Piza, para quem se trata de consequências da boa estrutura física e dos constantes treinamentos para capacitação dos profissionais do estabelecimento.
– A estrutura física e equipamentos de excelente qualidade aliados a profissionais qualificados e processos bem estabelecidos fazem da parceria entre SMS e Einstein um modelo de eficiência operacional singular – disse Felipe.
Por fim, o diretor médico comemorou a evolução da performance e afirmou que o índice de satisfação, conhecido como NPS (Net Promoter Score), é de 97% em pacientes internados no HMAP.