Aparecida de Goiânia pode limitar tempo de espera para atendimento nos serviços privados de saúde
Vereador de Aparecida de Goiânia, Lipe Gomes apresenta Projeto que pode limitar o tempo de espera de pacientes na rede de saúde privada.
Pacientes do setor privado de saúde de Aparecida de Goiânia podem ter redução no tempo de espera para atendimento nas consultas e demais examos. A medida é referente ao Projeto de Lei nº 033/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes.
Conforme a proposta do parlamentar, hospitais, clínicas e laboratórios que realizam exames estarão obrigados a prestarem atendimento em tempo hábil. Assim, o tempo de espera nos dias normais não deverá ultrapassar 30 minutos, incluindo sábados e domingos.
Já nas vésperas de feriados, o tempo de espera pode ir a 45 minutos. Além disso, os prazos serão computados desde a entrada do paciente na unidade até o atendimento, por médico ou outro profissional da área.
Lipe Gomes justificou que a demora excessiva pode comprometer a saúde do paciente. Outro ponto levantado pelo vereador é sobre o atual tempo de espera, que é longo. Então, com a regulamentação, os usuários terão tratamento humano e digno.
– A demora excessiva no atendimento pode comprometer a saúde dos pacientes, gerar sofrimento desnecessário e, em alguns casos, agravar o quadro clínico dos usuários – justificou o parlamentar, que completou:
– Atualmente, longos períodos de espera são uma realidade enfrentada por pacientes que necessitam de atendimento médico, mesmo em estabelecimento da rede privada. A regulamentação dos tempos de espera busca assegurar que a prestação do serviço seja realizada de forma humanizada, respeitando a dignidade e as necessidades dos usuários.
Por fim, Lipes Gomes destacou que o projeto apresenta prazos razoáveis para o cumprimento das unidades de saúde privada. Além disso, tem mecanismo para garantir a fiscalização, com a emissão de senhas, nas quais terão data e horário de entrada dos pacientes.