Aparecida de Goiânia está apta a receber sinal de internet 5G
Além de Aparecida de Goiânia, o sinal 5G já pode ser instalado noutras 14 cidade pelo Brasil. Capitais já utilizam a tecnologia.
De acordo com o anúncio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), feito na última quarta-feira (14), Aparecida de Goiânia foi contemplada a receber o sinal de internet 5G. Outras 14 cidades brasileiras também estão aptas à referida tecnologia, antecipadamente.
O sinal 5G no Brasil só estava ativado nas capitais dos estados. Para o procedimento de liberação, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), faz uma limpeza na faixa 3,5 Ghz. Constatanto ausência de interferências, liberam a ativação do sinal.
Mesmo com a liberação, a ativação do serviço dependerá das operadoras que concluíram as licenças junto a Anatel. O edital para as cidades com mais de 500 mil habitantes tem prazo até 31 de julho de 2025. No entanto, para os municípios com menos de 200 mil, o prazo é até 31 de julho de 2026.
Em entrevista coletiva, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, explicou que as cidades anunciadas na quarta-feira já estão liberadas para receberem o sinal. Porém, não há exigência de obrigatoriedade prevista em edital.
– As cidades anunciadas hoje já estão limpas. Caso haja interesse das operadoras, já estão disponíveis para ativação, mas não exige obrigação editalícia – disse o conselheiro.
Outras cidades
- Ananindeua (PA)
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Caxias do Sul (RS)
- Joinville (SC)
- Londrina (PR)
- Olinda(PE)
- Paulista (PE)
- Diadema (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- São José (SC)
- São Francisco do Sul (SC)
- Nilópolis (RJ)
- São João de Meriti (RJ)
- Mesquita (RJ)
A internet em sinal 5G fornece navegação em maior velocidade, baixa latência, maior segurança de rede, viabiliza uso em robótica e outras tecnologias avançadas. A automação de processo em empresas também é uma das possibilidade que a novidade trará.