Aparecida de Goiânia pode ter atendimento exclusivo para superdotados

Projeto de Lei do vereador Gleison Flavio prevê atendimento exclusivo para pessoas com superdotação ou altas habilidades.

Vereador Gleison Flávio na trubuna da Câmara de Aparecida de Goiânia
Vereador Gleison Flávio na trubuna da Câmara de Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia pode ter atendimento exclusivo para pessoas com superdotação ou altas habilidades. A medida faz parte do Projeto de Lei nº 070/2025, de autoria do vereador Gleison Flávio.

A proposta indica que esse grupo específico conta com pessoas que apresentam potencial elevado e grande desenvolvimento em áreas do conhecimento humano, por exemplo, intelectual, liderança, criatividade e psicomotora.

Conforme o projeto, a Política de Atendimento a Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação terá as seguintes diretrizes:

  • Garantir o direito ao pleno desenvolvimento;
  • Reconhecer a necessidade de atuação do Poder Público Municipal;
  • Promover a oferta de educação básica;
  • Assegurar a participação da sociedade civil organizada e instituições universitárias.

Para os educandos que comprovarem as altas habilidades, a política oferecerá aprofundamento e enriquecimento curricular, e ambientes apropriados para aceleração dos estudos.

Na justificativa, o parlamentar explicou que as pessoas com essas características encontram muitas barreiras. Gleison Flávio ainda destacou que a falta de conhecimento indica um certo privilégio desse grupo.

– São imensas as barreiras que as pessoas com essa condição encontram para serem identificadas, desenvolver seu potencial, encontrar trabalho compatível com seus talentos e alcançar a alegria da realização pessoal – disse o vereador, que completou:

– O desconhecimento generalizado das dificuldades da condição alimenta a falsa ideia de que a pessoa com altas habilidades é privilegiada e pode, portanto, prescindir de qualquer apoio, o que desvia os esforços da sociedade e do poder público para outros setores vulneráveis e acaba por negligenciar a parcela das pessoas superdotadas.

Por fim, o parlamentar pontuou que o reconhecimento do grupo de pessoas superdotadas no ambiente escolar não é simples. Os alunos ficam desmotivados diante das situações pedagógicas oferecidas e se destacam de forma negativa.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Suspeito de tráfico é preso em flagrante em Aparecida de Goiânia

Os policiais apreenderam dinheiro em cédulas fracionadas, uma balança de precisão e materiais comumente utilizados para o embalo de drogas.

Suspeito de estupro de vulnerável em Aparecida de Goiânia é alvo de busca

Conforme apurado até o momento, a vítima teria sofrido abusos de forma reiterada, entre os 5 e os 11 anos de idade.

Operação Cash Cow cumpre mandados em Aparecida de Goiânia

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nova Veneza.

Aparecida de Goiânia terá Centro de Acolhimento e Tratamento Animal

O CATA será responsável por oferecer atendimento pré e pós-operatório aos animais de rua submetidos às castrações realizadas pelo PATA.

PATA ultrapassa 3 mil procedimentos em animais de Aparecida de Goiânia

O órgão é vinculado à política municipal de bem-estar animal e atua no manejo populacional de cães e gatos por meio de serviços gratuitos.