Projeto prevê leito separado para mães de nascidos mortos em Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia pode ter leitos separados para mães de natimorto e com óbito fetal nas Unidades de Saúde, SUS ou privadas.

Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana em Aparecida de Goiânia
Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana em Aparecida de Goiânia

Mães de nascidos mortos e com óbito fetal podem receber leito individual nas Unidades de Saúde de Aparecida de Goiânia durante o período hospitalar.

O direito será garantido se for aprovado o Projeto de Lei nº 041/25, do vereador Arnaldo Leite, e deverá abarcar pacientes de SUS e redes privadas de saúde.

De acordo com o proposto, em caso de necessidade, as mães receberão encaminhamento para acompanhamento psicológico na mesma unidade. No entanto, se não tiver um profissional disponível, o atendimento acontecerá na unidade mais próxima da residência da paciente.

O parlamentar justificou que a mulher que perde o seu bebê enfrenta deficiência na estrutura das unidades de saúde. Além disso, nesse momento, a convivência com pacientes com os filhos vivos contribui para uma desestabilização emocional.

– Podemos afirmar que a mulher que perde o seu bebê antes ou logo após o nascimento, para além da dor profunda, enfrenta a deficiência das estruturas de saúde no Município de Aparecida de Goiânia – justificou Arnaldo Leite de Souza, que completou:

– Nesse momento de dor intensa e de elaboração do luto, essas mulheres sofrem desestabilização emocional profunda ao se deparar, no mesmo espaço, com outras mulheres felizes e realizadas com seus bebês vivos.

O parlamentar ainda destacou que o contraste vida-morte e a dificuldade de elaborar seu luto em privacidade é uma fonte de estresse para as mães. Além disso, aumenta o sofrimento das mulheres com filhos nascidos mortos. Com isso, a estadia em quartos separados amenizará a dor.

Tem algo errado no seu bairro?Faça uma denúncia!
Comente

Veja também
Suspeito de tráfico é preso em flagrante em Aparecida de Goiânia

Os policiais apreenderam dinheiro em cédulas fracionadas, uma balança de precisão e materiais comumente utilizados para o embalo de drogas.

Suspeito de estupro de vulnerável em Aparecida de Goiânia é alvo de busca

Conforme apurado até o momento, a vítima teria sofrido abusos de forma reiterada, entre os 5 e os 11 anos de idade.

Operação Cash Cow cumpre mandados em Aparecida de Goiânia

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nova Veneza.

Aparecida de Goiânia terá Centro de Acolhimento e Tratamento Animal

O CATA será responsável por oferecer atendimento pré e pós-operatório aos animais de rua submetidos às castrações realizadas pelo PATA.

PATA ultrapassa 3 mil procedimentos em animais de Aparecida de Goiânia

O órgão é vinculado à política municipal de bem-estar animal e atua no manejo populacional de cães e gatos por meio de serviços gratuitos.