Camila Rosa propõe sistema de reutilização de lixo eletrônico em Aparecida de Goiânia
Vereadora de Aparecida de Goiânia, Camila Rosa apresenta PL que propõe a criação do Sistema de Logística Reversa para Resíduos Eletrônicos.
Vereadora de Aparecida de Goiânia, Camila Rosa apresentou o Projeto de Lei Nº 069/2024, que propõe a criação de um sistema de reutilização de lixo eletrônico no município.
O denominado Sistema de Logística Reversa para Resíduos Eletrônicos, proposto pela parlamentar, consiste em ações que recolhem, reutilizam ou reciclam produtos e resíduos após o consumo. A responsabilidade de observar o cumprimento dos objetivos ficará a cardo do Poder Público, setor empresarial e da coletividade.
Ainda conforme o projeto, o Poder Público também será responsável pela promoção de campanhas de conscientização da população, e incentivo na criação de pontos de coleta, monitoramento e fiscalização.
Camila Rosa propõe que o setor empresarial participe oferecendo programas de devolução dos aparelhos eletrônicos após o fim da vida útil, para o descarte adequado. A coletividade terá a responsabilidade de usar os pontos de coletas disponíveis.
Na justificativa, a parlamentar explica que quando descartados de forma irregular, os resíduos eletrônicos se tornam uma ameaça para o meio ambiente. A vereadora também revela que o Projeto de Lei foi criado em parceria com alunos do Sesi.
– Este Projeto de Lei foi elaborado em parceria com os alunos do Sesi Aparecida, que trouxeram uma visão inovadora e consciente sobre o problema do lixo eletrônico em nosso município. A contribuição desses jovens reflete um compromisso conjunto entre a sociedade e o poder público em criar políticas que promovam a sustentabilidade e fortaleçam a conscientização ambiental – afirmou Camila Rosa.
A parlamentar ainda destacou que a implementação de tais medidas colocará Aparecida de Goiânia como uma referência no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por exemplo, na meta relacionada com a redução do impacto ambiental negativo das cidades.