Diony Nery propõe realização obrigatória de exames em atletas, inclusive crianças, de Aparecida de Goiânia
Para evitar surpresas desagradáveis com desportistas de Aparecida de Goiânia, Diony Nery propõe realização obrigatória de exames.
O vereador da cidade de Aparecida de Goiânia, Diony Nery (PSDB), apresentou no Legislativo Municipal o Projeto de Lei nº 019/2023, pelo qual propõe a realização obrigatória de exames específicos de condicionamento físico para atletas e aspirantes à carreira esportiva.
Segundo o proposto, os exames cardiológicos de recondicionamento deverão ser realizados antes do início dos treinamentos, inclusive em crianças e adolescentes.
Na justificativa, o parlamentar cita o fato que aconteceu com o zagueiro Serginho, do São Caetano, em 2004. Na ocasião, o atleta caiu inconsciente no gramado, recebeu socorro, mas não resistiu. Ele também cita matérias que tratam sobre os males do coração.
– Um destes males é a miocardiopatia, uma doença no músculo do cardíaco que pode provocar a morte súbita com a prática de esforço físico acentuado. Por isto, a realização de exame de condicionamento físico é fundamental para a prática esportiva – disse Diony Nery, que concluiu:
– O presente Projeto de Lei visa, portanto, prevenir a ocorrência de mortes ou o acometimento de mal súbito que pode deixar sequelas, por vezes irreversíveis, entre atletas de todas as idades, evitando que venhamos a assistir novamente a fatos como a trágica morte do zagueiro Serginho.
Ainda de acordo com o projeto, os atuais atletas profissionais e amadores de Aparecida de Goiânia deverão realizar os exames indicados. Em caso de alguma anomalia, os atletas e aspirantes receberão encaminhamento para averiguação completa da situação.